Dobradiças nas portas dos armários: o que preciso saber na hora da escolha

Elas que garantem o bom funcionamento das portas.


Ao contratar uma empresa para projetar e executar ambientes planejados geralmente muitos itens são analisados, comparados e as dobradiças sempre passam despercebidas, esquecidas de dar uma atenção especial, elas que garantem o bom funcionamento das portas e contribui muito na qualidade e regulagem perfeita. As dobradiças são aquelas ferragens que por não ficarem visíveis parece não ser de muita importância, mas existem vários modelos, marcas, materiais, medidas e ângulos de aberturas. Para não errar na escolha e saber o que realmente está adquirindo vamos dar uma orientação sobre as mais usadas no mercado moveleiro.  A medida mais usada é de 35 mm, essas mais robustas, usadas por empresas de alto padrão de qualidade, mas existe com furação de 26 mm que são de linha básica, muito usadas em móveis populares com uma funcionalidade bem restrita e alto nível de manutenção.

Com molas, sem molas e suas funcionalidades.

Outra funcionalidade das 35mm são as funcionalidades das molas. 

Existe as em mola essas sem pressão na hora que fecha que precisa de um outro dispositivo para fechar, um imã, um fecho de encaixe ou outro similar. 

As dobradiças com mola aquelas que ao fechar contam com uma pressão forçando sempre a permanecer fechada, essa é uma tradicional mais usada no mercado. 

As slow, ou amortecimento, essas têm molas e contam com um dispositivo que deixa movimento suave, com uma qualidade muito melhor que ao fechar a porta, no final do fechamento ela vai bem devagar evitando bater fechando lentamente sem fazer barulho, bem aceita por clientes e arquitetos. Outras dobradiças pouco usadas, mas que tem uma funcionalidade peculiar, são as de molas inversas, essas tendem a forçar a porta semi aberta, ao fechar essas molas voltam e deixam a porta com abertura de 20° mais ou menos. sua aplicação é para portas sem puxadores, com dispositivo fecho toque, aqueles que ao apertar a porta elas abrem e ao apertar novamente elas fecham, muito utilizadas em corredores, escritórios e locais de espaços restrito onde as pessoas ao circular podem se enroscar nos puxadores.

Tipos de aberturas e graus 

A dobradiça mais usada é a de 105°, essa encontrada em todo tipo de móveis a tradicional que abre reta com a lateral do armário com uma leve inclinação para fora, por ser tão popular é impossível alguém não ter usado esse modelo. “Algumas marcas oferecem esse modelo em 110°”.

165° essa é uma abertura total, onde a porta ao abrir se dobra totalmente sobre a outra deixando o espaço totalmente livre, geralmente utilizada em portas de canto para um melhor ângulo de abertura proporcionando conforto ao usuário ao manusear objetos.

90° Também chamada de dobradiça para canto cego, parte fixa que simula uma porta sem abertura e outra que abre normalmente fixada no meio das duas partes, geralmente um canto onde não é possível instalar uma porta, mas o canto tem utilidade para uso, sua aplicação é bem aceita e utilizada por projetistas e arquitetos.

Em ângulo, 45° e 30° como o nome já diz é para armários em ângulo um pouco restritas, mas atendem boa parte dos projetos mais complexos, para quem gosta ou necessita daquele armário de chanfro no canto ou na entrada do ambiente essas dobradiças se encaixam perfeitamente para dar aquele toque especial no projetado.

Alturas das dobradiças

Reta ou baixa, de sobrepor, recobre 90% da lateral dos armários deixando bem pouco espaço entre as portas, muito usadas em modulados onde se encosta um ao outro duplicando a espessura de fixação, colaborando para ocultar o máximo os topos das laterais dos armários.

Curva ou alta, são de sobrepor, recobre 30% das laterais, essas geralmente usadas em roupeiros, onde a fixação das portas é feita em uma lateral única, módulos sem duplicidade, assim deixando um visual bem distribuído entre as portas.

Super alta, são de portas embutidas aquelas que são instaladas dentro da caixa do armário, ao contrário das outras que são de sobreposição, dependendo do projeto essas se encaixam perfeitamente 

Tipos de calços

Esse é um diferencial muito importante, e deve ser levado em conta na hora de definir orçamento, existe uma diferença de qualidade indiscutível entre os modelos básicos e os mais sofisticados.

O calço fixo é bem simples pois, mas não é possível a retirada da porta dos armários sem a remoção dos parafusos da madeira.

O simples removível, um dos mais usados atualmente, é possível a retirada da porta apenas soltando um parafuso fixado no calço, sem a necessidade de remover o dispositivo da madeira.

Também tem o clip, de encaixe rápido, nesse modelo que é um dos mais modernos atualmente é possível a retirada da porta apenas apertando um dispositivo ou botão na dobradiça, esses contam também com regulagem de altura e distanciamento por parafusos específicos acoplados na própria dobradiça, ao contrário das outras que necessita de ajustes na mais rudimentares e as vezes até mover a dobradiça para cima e para baixo com novos furos na madeira para regulagens mais complexas.

Tipos de materias, acabamentos e cores

A maioria das dobradiças de alto padrão são confeccionadas em aço estampado devido sua dureza e resistência e contam com um banho químico anti corrosão, essas em alguns modelos existem a opção de capa de recobrimento, uma proteção metálica que cobre parte da dobradiça e calço. Existem algumas marcas que produzem em zamak que é um composto de vários metais, e outras marcas oferecem alguns modelos em inox, mas essas não contam com muitas funcionalidades, bem básicas.

As cores existentes são cromadas, ônix e preto, mas vale a pena ressaltar que nem todas as marcas oferecem cores diferenciadas para essas ferragens.

Gostou dos nossos posts? siga-nos nas redes sociais.

Instagran

Facebook

Visite nossa loja, agende um horário: @SIMONETTO.KENNEDY

MÓVEIS MILIMETRICAMENTE PLANEJADOS COM A SIMONETTO KENNEDY

Simonetto Kennedy é uma revenda Simonetto autorizada e atua no mercado mobiliário de Curitiba desde 2007.

Sob mesma administração desde a inauguração, é a revenda autorizada Simonetto  mais antiga da cidade, com uma equipe de profissionais altamente qualificada, desde a loja até as equipes de montadores.

Solicite seu projeto na revenda simonetto mais antiga de Curitiba 

Chama no Whatsapp
Chama no Whatsapp
Fale com Especialista