As diferenças entre MDF e MDP – Qual é o melhor para sua casa?

MDF e MDP são materiais comuns na construção de móveis e possuem características diferentes, mas um é melhor que o outro? Confira agora algumas comparações sobre os dois elementos e tire suas conclusões


Para saber quais são as diferenças entre esses materiais, primeiramente é necessário saber sobre suas semelhanças: MDF e MDP são dois produtos derivados da madeira e passam por processos bem parecidos de fabricação. Não se tratam de placas de madeira maciça e íntegra, portanto, mas sim de subprodutos feitos através da reciclagem e repropositação de fibras da madeira (como serragem ou pedaços menores, geralmente de pinus ou de eucalipto), que são ordenados conforme suas propriedades (o sentido da fibra e a densidade da serragem, por exemplo) e fundidos com resina. Os dois materiais são então submetidos à uma grande pressão e resfriamento subsequente, o que torna ambos os produtos muito resistentes!

 

As semelhanças entre MDF e MDP

O interessante é que ambos são materiais excelentes para a produção de móveis. Todavia, cada um tem propriedades específicas que os tornam melhores para aplicações em diferentes casos. O MDF, por exemplo, cujo nome significa Medium Density Fiberboard (placas de fibra de madeira de média densidade) é uma placa bem uniforme que permite cortes em diferentes direções, bem como chanfros e arredondamentos. O MDP, por sua vez, é uma sigla para Medium Density Particleboard (Chapa de partículas de média densidade) e aceita apenas cortes retos, por conta da presença de muitas fibras. No entanto, ela é muito mais resistente a torção e a umidade e aceita tipos diferentes de acabamento, mas não aceita que parafusos sejam retirados e recolocados, por exemplo. As possibilidades são infinitas se pensarmos em combinações desses materiais.

Resumindo, MDP é ótimo para caixarias, portas e laterais de móveis, prateleiras e superfícies laqueadas ou laminadas. O MDF, por outro lado, é melhor para móveis com cortes e acabamentos mais sofisticados e que podem ser pintados. Outro ponto interessante a se analisar é que o MDP também oferece um custo um pouco mais baixo do que o MDF (até 15% de redução no preço final do móvel).

Você quer saber quais são os materiais utilizados em nossos móveis? entre em contato com a Simonetto Kennedy e solicite nossos catálogos!

 

Leia também:

Fontes: