Cozinha com ilha central: dicas para ter em casa

A ilha central poupa espaço, traz praticidade ao dia-a-dia e transforma a cozinha em um ambiente ainda mais especial para toda a família


Se na década de 1950 a cozinha só tinha a função de reservar alimentos (e era frequentada apenas por quem preparava as refeições), hoje ela assume a função da sala de jantar e da sala de estar.

A cozinha é um ambiente multifuncional que reúne toda a família nas horas mais importantes e tranquilas do dia. Por isso, deve ser prática, confortável e 100% adaptada ao seu estilo de vida.

As ilhas centrais são um bom exemplo de como tornar a cozinha um cômodo extremamente funcional. Além de ser um espaço de socialização, também integra a decoração do lar. Diferente das bancadas, que são sempre acopladas às paredes ou colunas, as ilhas centrais não têm nenhuma ligação lateral. Elas estão fisicamente “isoladas” na cozinha.

Benefícios de uma cozinha com ilha central

Uma cozinha com ilha central integra outros ambientes e móveis da casa, e proporciona maior praticidade no cotidiano. Com a instalação da ilha, os espaços parecem ser unificados, mais amplos, pois há menos paredes e maior circulação de luz, ar e até de pessoas.

Além disso, a cozinha também se torna mais organizada, pois o espaço para a preparar as refeições é maior e os utensílios como panelas, frigideiras e talheres sempre estarão à mão.

Como escolher a ilha central para minha cozinha

A ideia de ter uma cozinha com ilha central é realmente muito bacana, mas ela tem uma limitação inicial em termos técnicos. A área mínima recomendada para que a construção da ilha possa ser feita é de 9m². Se a sua cozinha é um pouco apertada e se acha que ela não pode comportar uma ilha, anote a ideia para uma possível reforma futura.

É necessário deixar, aproximadamente, 70 centímetros de distância em torno da ilha central para que a circulação de pessoas seja tranquila. Além disso, a construção dos móveis não pode ser inferior aos 90 centímetros de altura, pois os afazeres devem ser feitos de forma confortável, segura e sem riscos para a coluna.

Dicas de instalação da ilha central na cozinha 

A ilha central vem com a ideia de simplificar sua cozinha e melhorar seu bem-estar, então, procure pensar no cômodo de forma ergonômica. Caso seja instalada com um fogão cooktop, por exemplo, a coifa ou o depurador devem ser posicionados de forma que o funcionamento dos aparelhos não seja prejudicado.

Pense na funcionalidade: as ilhas centrais são realmente lindas, mas antes disso elas devem ser funcionais e se adequarem ao estilo de vida (até mesmo, à estatura) das pessoas que transitam nela.

Veja também: Sala pequena: como otimizar os espaços

Gostou das dicas? Confira mais artigos sobre decoração de móveis planejados em nosso blog!

A Simonetto Kennedy trabalha há 10 anos com a fabricação de móveis planejados e personalizados, prezando sempre pela entrega daquilo que o cliente deseja. Entre em contato e faça seu projeto conosco: (41) 3345-0014 | (41) 99974-3288 | (41) 99565-0600

Fontes/referências:

https://www.veromobili.com.br/cozinha-com-ilha-central-ideias-e-medidas/

http://www.essenciamoveis.com.br/blog/